quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Porto Alegre - São Paulo - Porto - Paris Orly

29/01/2011 - 15h15min:  No portão 2 do Aeroporto Salgado Filho, quando deveria ser o horário de embarque para o vôo Porto Alegre - São Paulo, em uma temperatura terrivelmente alta, tendo em vista o ambiente climatizado - o anúncio monótono-sexy daquela voz de aeroporto, revelava: Senhores passageiros do vôo JJ 3160, com destino à São Paulo...blá blá blá, desculpas, blá blá blá...dirijam-se ao portão 6! Hordas de odiados seguiam até o novo local. Mais espera e às 16 horas mais ou menos (mais mais do que menos), todos seguiam tubo adentro, lentamente - sabe aqueles fornos de frango de padaria? - em direção ao jato, até que bem conservadinho, da TAM. Decolagem, vôo cruzeiro e surpresa: Sanduíche quentinho para todos no lugar da barrinha de cereais! Aterrissagem...check in na TAP e umas duas horinhas que renderam até um chopp e uns poucos sushis, bem carinhos, mas o atendimento e o ambiente até que compensavam a despesa extra.



Vôo TP 192 sai na hora marcadinha e, a recepção com sotaque português já dava o tom da viagem e podia-se perceber que...vamos deixar o Brasil!!! Obaaaa!!!



Primeira descoberta: Em terras lusitanas o avião não decola, ele descola!!




É proibido uso de telemóvel!


Descolagem perfeita, vôo de cruzeiro...Jantar servido - tinha até talher de metal - pasta ou peixe? O peixe até parecia comida, mas a pasta, que eu pedi...deixa pra lá.
Dois copinhos de vinho para conseguir dormir no amplo espaço da classe econômica. Apaguei.

30/01/2011



Tinha um banheiro sem água, mas no que funcionava, rolou até escovinha e pastinha de dentes, sabe como é, cheguei cedo...Refeito, café da manhã à vista!!


Até que não estava de um todo ruim! Coma tudo que estiver disponível para não passar fome - aprendi isto no meu primeiro vôo internacional em 1999 - dicas para a classe econômica!



Olha a cidade do Porto, parece bem bonitinha!!!!



Falem mal dos portuga falem! O aeroPORTO, futurista, quase nem existia de tão transparente e limpo.


Na Imigração, aquela hora em que os bem afortunados vão para um lado e os brasileiros para o outro, uma linda lusitana chamava em voz ligeiramente alta pelo meu nome e pelo do meu companheiro. Até um ar de estranheza pairou no lado dos não afortunados, mas, vejam só, era uma gentil funcionária da TAP a entregar nossos bilhetes para Paris! Ufa, passaporte azul - antigo verde -  tem dessas coisas!



Uma rápida saída do asséptico aeroporto e...nossa!! Ar condicionado natural, gente calma, falando baixo, silêncio gostoso: Estamos no primeiro mundo!!!
Hmmmm, este objeto me fez lembrar do meu chefe! Estou de férias pois pois.



Chega de conversa, aller à Paris - viva o Saint Google Traducteur! Mais uma vez descolagem tranquila, sanduíche de frango bem "honestinho"...



Primeira visão de Paris!!! Que horror, parece Gravataí!


Está melhorando...



Agora sim: Orly nos recebe de braços abertos!!


Um comentário: