quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

La Défense

La Défense é o maior centro financeiro da cidade de Paris. Com uma população de 20.844, é centrado em um circuito oval de auto-estradas no departamento de Altos do Sena, nas comunas de Nanterre, Courbevoie e Puteaux. O distrito está na extremidade ocidental de Paris, ao longo do Eixo Histórico, que começa no Louvre, no centro de Paris, e continua ao longo da Champs-Élysées, através do Arco do Triunfo, até culminar em La Défense.
Com o Grande Arco, com cerca de 110 metros de altura, a área abriga muitos dos maiores e mais altos edifícios da área urbana de Paris. Com 314.000 m², seus 72 edifícios de vidro e aço, incluem 14 arranha-céus acima de 150 metros, com 150.000 trabalhadores diários e 3,5 milhões de metros quadrados de espaços de escritórios, La Défense é o maior centro empresarial desenvolvido na Europa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/La_D%C3%A9fense

Acordamos às 11 horas, como de costume. Uma das vantagens de evitar a tentação de fazer "Europa Mágica" é que podemos desfrutar ao máximo do lugar escolhido. Sem o stress de querer "conhecer" o maior número possível de países no menor tempo. Uma querida  amiga recentemente retornou de uma viagem de 20 dias, 10 países. Chegou exausta, louca para tirar férias das férias. Também já caí numa cilada semelhante: viajei para Buenos Aires e, por quatro dias fiquei rodando na cidade no carro do meu afoito anfitrião, que queria, na maior boa votade, me mostrar "tudo". Resultado: até hoje lembro daquela bela cidade como se tivesse assistido a um especial da NatGeo, com belas imagens passando pela janela do carro e um locutor contando histórias, muito interessantes por sinal, como fosse uma TV!

Começando pelo fim, uma vez que demos várias voltas nos amplos passeios de La Défense, descobri que havia vida depois do Grande Arche. Sim, caminhando pela passarela, diferente como não poderia deixar de ser, tratando-se de La Défense, construída em aço e madeira, descobri um mundo até então por mim ignorado. Abaixo, uma das insólitas saídas.



É mesmo de tirar o fôlego, mas onde estamos mesmo? Mas que lugar é esse? O futuro ora!




Grafitado, um antigo muro dá passagem ao novo, mas continua ali, guardando os escombros de uma velha construção.





O que fazem estas placas de mármore ali no final da passarela?




E estes escritórios metálicos?



A cada ângulo uma surpresa.




Agora sim, está tudo explicado! Reposição dos blocos de mármore do Grande Arche!




Ainda atrás do Grande Arche: hotel, cemitério, futebol e bocha.









Tudo, ainda, atrás do Grande Arche.















Neste futuro, os trens e carros circulam no subsolo e as pessoas podem andar de bicileta, patinete ou simplesmente andar, sem poluição, sem ruído de motores.

















Sim, o novo é polêmico. Quando a Torre Eiffel foi construída, em apenas 2 anos, ela era por muitos parisienses odiada, a ponto de, várias vezes, ter corrido o risco de ser demolida. Imagine Paris sem ela! Já não consigo imaginar Paris sem La Défense.








A parte mais engraçada: No final/início da linha 1 do metrô, a estação La Défense já impressiona pelo tamanho. Para chegar até a luz do dia - tem um shopping com sei lá quantos andares subterrâneos - os caipiras aqui levaram uns 20 minutos, ou mais!




"Isto" aí, é um prédio de escritórios, também com ligação para o metrô.






A Cidade Luz, continua sendo...Cidade Luz...






... porém, soube preservar sua história - e que história - e nem assim ficou parada no tempo.







Quer voltar uns dois mil anos? Basta pegar este túnel do tempo...




Escolher o destino e se deixar levar.



No metrô...




...ganhamos uma companhia, que ora olhava para a dona, ora olhava para nós. Sim, a foto foi "roubada". Só a modelo percebeu que estava sendo fotografada.
































2 comentários:

  1. Queridos!!! que bom ver que estao curtindo Paris!!! adorei o blog Victor!!
    vcs ainda estao por aí? Queria te dar uma dica...na Rue Clare (acha no google map,bem facil,Metro École Militaire) tem vaaaarios bistros e brasseries,padarias e um mercado otimo!!! Comida FANTASTICA e bem barata!!! sem falar que é a cara de Paris!!! eu como soh nessa rua sempre que vou para aí.O meu lugar preferido é o Le Petit Clare...na outra esquina tem um loja que vende macarons que é TUDO!!! aproveitem muito!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Puliço, o blog tá show! Continue postando... dá para viajar nele.
    Continuem aproveitando muiiiito.
    Beijooo

    ResponderExcluir